top of page

Saiba mais sobre a Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica é uma operação assistida por robôs, na qual todos os procedimentos são conduzidos pelo cirurgião e executados através do robô, com controle de movimentos feito por meio de joysticks, de forma minimamente invasiva.




Quais as indicações?

É indicada para algumas doenças que necessitam de tratamento cirúrgico —tratamento do câncer, como por exemplo o câncer de ovário, de endométrio ou do colo do útero. Mas o uso da cirurgia robótica está se difundindo em outras áreas:

· Patologias ginecológicas como endometriose, câncer de endométrio e de ovário;

· Patologias do aparelho digestivo, como câncer colorretal e de estômago;

· Tratamento de obesidade através da cirurgia bariátrica;

· Doença do refluxo gastroesofágico;

· Tratamento de hérnias da parede abdominal;

· Patologias torácicas;

· Câncer de pulmão;

· Tumores do mediastino;

· Patologias da tireoide e de laringe.


Qual o papel do cirurgião na cirurgia robótica?


Na cirurgia robótica, a plataforma robótica mantém os instrumentos ao lado do leito, não o cirurgião. O profissional está sentado em um console, de onde comanda o robô que, por sua vez, transmite os movimentos às pinças, facilitando os tempos cirúrgicos como dissecção e suturas e otimizando a performance do cirurgião.


Todo time envolvido na realização do procedimento, desde o cirurgião e o anestesista até o técnico de enfermagem em sala necessitam de treinamento específico com a plataforma robótica para garantir o sucesso e maior segurança do paciente.


Quais os seus benefícios?

A cirurgia robótica permite um procedimento mais preciso, com melhor acesso e visualização das estruturas operadas, o que leva a menor risco de intercorrências no perioperatório. Como é um procedimento minimamente invasivo é realizada com incisões menores que proporcionam uma recuperação mais breve ao paciente.


Os braços do robô trazem estabilidade às mãos do profissional e possíveis tremores deixam de impactar o trabalho executado. A câmera 3D garante uma visão com maior profundidade e definição. Ao mesmo tempo, o joystick (console) permite um controle exato dos movimentos a serem realizados.


Embora a tecnologia traga mais segurança e conforto ao paciente, o procedimento só pode ser realizado após total avaliação da doença pelo especialista.


🩺 O Doutor Bruno Gil participou, em abril deste ano, da Imersão em Cirurgia Robótica, curso ofertado pelo Hospital Beneficiência Portuguesa de São José do Rio Preto, instituição pioneira na utilização de robôs nas salas de cirurgias do Noroeste Paulista.


☑ Na oportunidade, o Dr. Bruno pôde participar de uma cirurgia robótica de hérnia inguinal bilateral por vídeo. Os profissionais da Clínica Cirúrgica Gil estão em constante atualização para oferecer o que há de mais moderno e seguro para nossos pacientes! Conte conosco!

🌐Clínica Cirúrgica Gil - Cirurgias do Aparelho Digestivo e Bariátrica

📱 Whatsapp: (17) 99683-8603 | 📞Telefone: (17) 3522-1369.

Estamos localizados na Rua Pará, 1324 - Centro, Catanduva-SP.

Fonte: Hospital Albert Enstein

12 visualizações0 comentário
bottom of page