top of page

Como é o pré-operatório da Cirurgia Bariátrica?

O pré-operatório da crirugia bariátrica envolve recomendações ao paciente para que o procedimento e os resultados da cirurgia bariátrica e metabólica sejam otimizados, além de fornecer maior segurança.


O paciente é orientado a se esforçar para perder um pouco de peso antes da cirurgia, pois alguns quilos a menos podem oferecer melhores condições à anestesia geral e à operação.

A pessoa deve ser submetida a uma série de exames, como endoscopia digestiva, ultrassom abdominal e exames laboratoriais, além de passar em consulta com os profissionais obrigatórios: cirurgião/ gastroenterologista, cardiologista, psiquiatra, psicólogo e nutricionista.


Nessa fase, também é obrigatório o preenchimento do documento Consentimento Informado, no qual o paciente reconhece estar devidamente informado sobre os benefícios e riscos da cirurgia.

Embora muito segura, a cirurgia bariátrica pode gerar complicações. Os pacientes predispostos a alguns efeitos colaterais devem observar certos cuidados, como reduzir o consumo de carboidratos, comer mais vezes ao dia – pequenas quantidades –, e evitar a ingestão de líquidos durante as refeições.


O paciente deve fazer consultas e exames laboratoriais periódicos no pós-operatório, conforme o tipo de cirurgia e as rotinas estabelecidas pela equipe responsável. Em caso de comorbidades, elas devem ser acompanhadas por profissionais especialistas nessas doenças.


Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica


🌐Clínica Cirúrgica Gil - Cirurgias do Aparelho Digestivo e Bariátrica 📱 Whatsapp: (17) 99683-8603 | 📞Telefone: (17) 3522-1369. Estamos localizados na Rua Pará, 1324 - Centro, Catanduva-SP.

12 visualizações0 comentário
bottom of page