Obesidade e cirurgia bariátrica: 10 coisas que você precisa saber

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, e no Brasil levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso.

Uma das formas de tratamentos mais efetivas é a cirúrgica, por meio da cirurgia bariátrica, procedimento que promove mudanças hormonais que melhoram a perda de peso ao manter ou aumentar o gasto energético, de forma a reduzir a fome e o apetite, além de aumentar a sensação de saciedade. O resultado final é a redução do desejo de comer, a frequência da alimentação e a consequente perda de peso. Veja a seguir 10 fatos que você deve saber sobre a bariátrica:

1. A cirurgia bariátrica é uma das melhores opções para o tratamento de pacientes com obesidade grave, especialmente quando há doenças associadas ao excesso de peso.

2. Seu objetivo é reduzir o peso de pessoas com índice de massa corporal (IMC) muito elevado.

3. A indicação da bariátrica é para:

• Pacientes com IMC acima de 40 Kg/m2.

• Pacientes com IMC acima de 35 kg/m2 com doenças associadas, como diabetes, hipertensão, apneia do sono, alteração de colesterol, gordura no fígado, doenças do coração, como infarto ou angina, osteoartrites, entres outras.

• Além do IMC e das doenças associadas, essa opção de tratamento deve ser considerada para pacientes maiores de 18 anos e que não tiveram sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico, inclusive com medicamentos.

4. A cirurgia bariátrica, apesar de muito segura, é complexa e apresenta alguns riscos de complicações. É primordial que o paciente conheça o procedimento cirúrgico e quais os riscos e benefícios da cirurgia.

5. Todo paciente candidato a cirurgia bariátrica é avaliado e preparado por equipe multiprofissional, incluindo endocrinologista, cirurgião, cardiologista, nutricionista, psicólogo, entre outros. Será avaliada a indicação da cirurgia e se há algo que contraindique a mesma.

6. No pré-operatório também são realizados exames de sangue, endoscopia digestiva, ultrassonografia de abdome, avaliação cardíaca e pulmonar.

7. A cirurgia bariátrica é a principal etapa da perda de peso, porém, não pode ser vista como processo único, necessitando de mudanças de hábito e estilo de vida para um bom resultado.

8. Após a cirurgia bariátrica, os pacientes deverão manter acompanhamento nutricional pelo resto da vida, assim com uma dieta adequada. Reposições vitamínicas são feitas após a cirurgia e mantidas por tempo indeterminado, para evitar deficiência de vitaminas.

9. A falta de adesão ao tratamento pode colocar em risco o sucesso da cirurgia em longo prazo, reduzindo a chance de o indivíduo perder peso.

10. Pacientes com perda de peso muito grande, pode ser necessária uma cirurgia plástica quando a perda de peso estiver totalmente estabilizada.

A Clínica Cirúrgica Gil tem corpo clínico com cirurgiões especializados no aparelho digestivo e em cirurgia bariátrica! Estamos localizados na Rua Pará, 1324 - Centro, Catanduva-SP.

Agende sua consulta: 📱(17) 3522-1369