top of page

DR. SIDNEY MORENO GIL RECEBE HOMENAGEM DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES!

O cirurgião Sidney Moreno Gil recebeu o prêmio ‘Eurico Branco Ribeiro’ como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da cirurgia paulista. Concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC (Capítulo de São Paulo), a homenagem ocorreu durante o Congresso Paulista de Cirurgia 2022, no dia 27 de agosto, em São Paulo capital.

O prêmio é outorgado anualmente pelo Capítulo de São Paulo aos cirurgiões com mais de 70 anos como reconhecimento pelas suas relevantes contribuições ao Estado de São Paulo em pelo menos uma das áreas: assistencial, pesquisa, gestão, cultural, social, ensino e associativa.




O Dr. Sidney Gil construiu uma trajetória de sucesso e dedicação à medicina cirúrgica e à defesa da saúde, sendo um dos pioneiros da cirurgia do aparelho digestiva/ bariátrica no interior paulista.

Nascido em Catanduva, o Dr. Sidney estudou no Colégio Barão do Rio Branco e ingressou na faculdade de Medicina da UFRJ em 1969. Especializado em cirurgia geral, atuou como 2º Ten. no Hospital Central da Marinha e retornou para Catanduva em 1972, a convite de Monsenhor Albino para atuar na recém instalada Faculdade de Medicina de Catanduva, hoje Fameca/Unifipa, permanecendo até os dias de hoje como docente de clínica cirúrgica. Em seu discurso, Dr. Sidney afirmou que “ser médico/cirurgião é muito mais do que uma profissão, é uma vocação e uma identidade que assumimos em favor da saúde do próximo”.


O homenageado foi acompanhado de seu filho Dr. Bruno Ziade Gil ao evento, que hoje segue os passos do pai e é companheiro de consultório. “Sempre tive enorme respeito e admiração pelo meu pai, tanto como meu progenitor e também, inicialmente, como mestre, já que fui seu Residente. Hoje sou um colega de profissão e uma de minhas maiores conquistas foi justamente ser encarado por ele como tal e ter seu respeito. A homenagem recebida por ele demonstra e reconhece sua dedicação, paixão e contribuição para o desenvolvimento de área tão nobre na medicina como a cirurgia”, comentou Dr. Bruno Gil.



Em seu discurso de agradecimento, Dr. Sidney Gil compartilhou seu orgulho e honra ao receber o prêmio, destacando o papel da CBC no desenvolvimento e aprendizado dos cirurgiões brasileiros. “É um orgulho e privilégio receber um prêmio de uma organização pela qual tenho absoluto respeito. Ao CBC minha gratidão por continuar acendendo a chama do desenvolvimento no procedimento cirúrgico do nosso Estado”.


Fotos/Arquivo Pessoal

21 visualizações0 comentário
bottom of page