O que é disfagia?
Disfagia é o termo médico para "dificuldade em engolir". Às vezes, a disfagia acontece se você comer muito rápido ou não mastigar bem a comida, porém pode representar um sério problema médico que precisa ser tratado imediatamente.
O que causa disfagia?
A disfagia é geralmente causada por um problema na parte superior do trato digestivo. Muitas vezes, o problema está no esôfago, tubo que conecta a boca ao estômago. Mas isso também pode acontecer devido a um problema na boca ou na garganta.
Quais são os sintomas da disfagia?
Os sintomas incluem: dificuldade para engolir, dor ao engolir, sentir que a comida está presa na garganta ou no peito, tossir ou engasgar ao engolir, salivação excessiva, problemas na fala.
Devo consultar um médico?
Consulte o seu médico se você tiver algum dos sintomas acima. Faça isso imediatamente se não conseguir engolir sua própria saliva e estiver babando ou tiver problemas para falar.
Existem exames para disfagia?
Sim. O seu médico fará um exame clínico e perguntará sobre seus sintomas. Outro exames poderão ser solicitados:
· Raio X com contraste - Para este exame você bebe um líquido espesso chamado de "solução de bário". Ele reveste o interior do seu esôfago. O bário aparece nos raios X, para que o médico possa ver qualquer problema no esôfago.
· Um estudo da deglutição - Para este teste, você come diferentes alimentos revestidos com bário. As radiografias realizadas durante o teste mostram se você tem problemas com os músculos da boca ou da garganta. Este teste também é chamado de "videofluoroscopia" ou deglutograma
· Endoscopia digestiva alta - para este teste, o médico coloca um tubo fino e flexível na boca, na garganta e no esôfago. O tubo (chamado endoscópio) possui uma câmera e uma luz, permitindo que o médico veja dentro do esôfago.
· Manometria - Este teste mede a pressão em diferentes locais dentro do seu esôfago. Para fazer isso, um pequeno tubo que detecta pressão é inserido pelo nariz, pela garganta e no esôfago. Os resultados do teste podem dizer ao seu médico como os músculos que ajudam a engolir estão funcionando.
Como é tratada a disfagia?
O tratamento depende do que está causando a disfagia. Se você tiver disfagia devido a um problema na boca e na parte superior da garganta, seu médico poderá encaminhá-lo a um especialista em fala ou deglutição. Essa pessoa pode ensinar exercícios para ajudá-lo a engolir e também pode sugerir maneiras de modificar sua dieta.
Se o problema afetar o esôfago, os tratamentos podem incluir:
· Dilatação esofágica - Para este procedimento, o médico usa um endoscópio (veja acima) com um balão especial na extremidade para esticar e ampliar suavemente o esôfago.
· Cirurgia - os médicos podem fazer cirurgia para remover qualquer tumor ou outro tecido anormal no esôfago.
· Medicamentos
A Clínica Gil é referência em doenças que acometem o esôfago. Conte sempre com os profissionais da Clínica Gil. Agende sua consulta: 📱(17) 3522-1369
Médicos:
Dr Bruno Ziade Gil CRM 111899
Dr Sidney Moreno Gil CRM 15474
Comments