top of page

Disfagia ou "dificuldade para engolir"

O que é disfagia?

Disfagia é o termo médico para "dificuldade em engolir". Às vezes, a disfagia acontece se você comer muito rápido ou não mastigar bem a comida, porém pode representar um sério problema médico que precisa ser tratado imediatamente.


O que causa disfagia?

A disfagia é geralmente causada por um problema na parte superior do trato digestivo. Muitas vezes, o problema está no esôfago, tubo que conecta a boca ao estômago. Mas isso também pode acontecer devido a um problema na boca ou na garganta.

Quais são os sintomas da disfagia?

Os sintomas incluem: dificuldade para engolir, dor ao engolir, sentir que a comida está presa na garganta ou no peito, tossir ou engasgar ao engolir, salivação excessiva, problemas na fala.


Devo consultar um médico?

Consulte o seu médico se você tiver algum dos sintomas acima. Faça isso imediatamente se não conseguir engolir sua própria saliva e estiver babando ou tiver problemas para falar.


Existem exames para disfagia?

Sim. O seu médico fará um exame clínico e perguntará sobre seus sintomas. Outro exames poderão ser solicitados:

· Raio X com contraste - Para este exame você bebe um líquido espesso chamado de "solução de bário". Ele reveste o interior do seu esôfago. O bário aparece nos raios X, para que o médico possa ver qualquer problema no esôfago.

· Um estudo da deglutição - Para este teste, você come diferentes alimentos revestidos com bário. As radiografias realizadas durante o teste mostram se você tem problemas com os músculos da boca ou da garganta. Este teste também é chamado de "videofluoroscopia" ou deglutograma

· Endoscopia digestiva alta - para este teste, o médico coloca um tubo fino e flexível na boca, na garganta e no esôfago. O tubo (chamado endoscópio) possui uma câmera e uma luz, permitindo que o médico veja dentro do esôfago.

· Manometria - Este teste mede a pressão em diferentes locais dentro do seu esôfago. Para fazer isso, um pequeno tubo que detecta pressão é inserido pelo nariz, pela garganta e no esôfago. Os resultados do teste podem dizer ao seu médico como os músculos que ajudam a engolir estão funcionando.


Como é tratada a disfagia?

O tratamento depende do que está causando a disfagia. Se você tiver disfagia devido a um problema na boca e na parte superior da garganta, seu médico poderá encaminhá-lo a um especialista em fala ou deglutição. Essa pessoa pode ensinar exercícios para ajudá-lo a engolir e também pode sugerir maneiras de modificar sua dieta.

Se o problema afetar o esôfago, os tratamentos podem incluir:

· Dilatação esofágica - Para este procedimento, o médico usa um endoscópio (veja acima) com um balão especial na extremidade para esticar e ampliar suavemente o esôfago.

· Cirurgia - os médicos podem fazer cirurgia para remover qualquer tumor ou outro tecido anormal no esôfago.

· Medicamentos


A Clínica Gil é referência em doenças que acometem o esôfago. Conte sempre com os profissionais da Clínica Gil. Agende sua consulta: 📱(17) 3522-1369


Médicos:

Dr Bruno Ziade Gil CRM 111899

Dr Sidney Moreno Gil CRM 15474

64 visualizações0 comentário
bottom of page