top of page

Curiosidades sobre o intestino

O intestino tem mais neurônios que a espinha dorsal e age independentemente do sistema nervoso central, justamente por isso que muitos o consideram "o segundo cérebro" do corpo. Veja algumas curiosidades sobre este órgão complexo:

Foto disponível em:http://amdii.org.br/dii

1. Um sistema nervoso autônomo O intestino possui em sua composição neurônios, os mesmos que estão localizados no cérebro. Ele tem cerca de 500 milhões de neurônios, o suficiente para formar um sistema nervoso próprio, responsável por coordenar tarefas como a liberação de substâncias digestivas e os movimentos que estimulam o bolo fecal a ir embora. 2. Seu intestino está ligado aos seus níveis de estresse e ao seu estado de ânimo Os neurônios intestinais se destacam pela alta produção de serotonina, molécula que leva as pessoas ao estado de bem-estar. A maior parte da serotonina do corpo, estima-se que uma proporção de 80% a 90%, é encontrada no trato gastrointestinal, e afeta muitas funções corporais, como o peristaltismo intestinal - o movimento involuntário que o intestino faz para empurrar o alimento e permitir que a digestão aconteça no lugar certo. 3.Quanto mais diversificada a dieta, mais diversificado é o microbioma A flora intestinal possui papel decisivo na manutenção da saúde, auxiliando a digerir alimentos e a proteger o organismo de infecções. Ela também conseguem obter nutrientes necessários para sobreviver e, com isso, regulam o organismo. Diferentes micróbios prosperam com diferentes alimentos e, por isso, o microbioma intestinal melhora com uma dieta diversificada. Um microbioma rico e variado está associado a uma maior saúde intestinal e a um bem estar geral maior. 4. 70% das células do nosso sistema imunológico vivem no intestino Com isso, a saúde do nosso intestino torna-se fundamental para nossa imunidade às doenças. 5. 50% das fezes são bactérias Não são apenas restos de comida: aproximadamente metade de nossas fezes é formada por bactérias. Muitas dessas bactérias são boas, e por isso os transplantes de fezes podem ser uma forma de tratamento vital para alguns pacientes com um microbioma intestinal debilitado. 6. Seu tamanho e área de absorção surpreendem Se fosse esticado em seus dois trechos – o delgado e o grosso -, o intestino poderia ocupar uma área de aproximadamente 250 metros quadrados, em uma pessoa de 1,70m.

Fontes: BBC Brasil: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45664504 http://www.irpp.com.br/saude/entenda-a-conexao-entre-cerebro-e-intestino/

789 visualizações0 comentário
bottom of page