top of page

Compulsão alimentar: características e tratamento

Comer está diretamente relacionado à sensação de prazer e, por vezes, comemos mais do que seria indicado para suprir as necessidades do nosso organismo. Um paciente com compulsão alimentar come mesmo sem estar com fome, apresentando um distúrbio de apetite.🍛🍽


Exagerar na quantidade de comida ingerida frente a um delicioso menu aos finais de semana pode ser comum, porém existem pessoas que perdem o controle quando começam a comer, apresentando um padrão recorrente, ou seja, acontece com frequência e está associado à perda de controle. 🧆🥮🍝


As causas são diversas, e podem envolver fatores genéticos, neuroquímicos, psíquicos e socioculturais. Alguns dos sintomas ou características da compulsão alimentar são:

• Ingestão de grande quantidade de alimento e em curto período de tempo.

• Perda de controle durante o episódio.

• Intensa decepção e tristeza com a compulsão.

• Pelo menos três dos seguintes fatores associados:

- Comer rapidamente

- Comer até ficar desconfortavelmente cheio

- Não estar com fome

- Comer sozinho para evitar constrangimento


👩‍⚕️ O tratamento da compulsão alimentar envolve reeducação alimentar, mudança de hábitos e deve ser multidisciplinar e especializado. O paciente deve ser acompanhado, em alguns casos, por vários profissionais, como psiquiatra, nutricionista, nutrólogo, clínico geral, psicólogo, entre outros especialistas.


O tratamento para a compulsão alimentar envolve diferentes tipos de terapia ou medicamentos que devem ser seguidos para aumentar a qualidade de vida e diminuir os sintomas compulsivos. A maior importância do tratamento está na abordagem multidisciplinar, com boa interação entre as equipes, para que a via final comum seja a cura do paciente.


Conte sempre com a Clínica Gil.

📍 Estamos localizados na Rua Pará, 1324 - Centro - Catanduva/SP.

Agende sua consulta: 📱 (17) 3522-1369.


Fontes:

Hospital Sírio Libanês (https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-obesidade-transtornos-alimentares/Paginas/compulsao-alimentar.aspx)

102 visualizações0 comentário
bottom of page