top of page

10 Anos da Clínica Gil!

A Clínica Cirúrgica Gil teve início em 2009, porém suas origens remetem ao início da carreira do Dr. Sidney Moreno Gil, que se formou pela Faculdade Nacional de Medicina -Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1969. O Dr. Sidney então começou a atender em 1971 na cidade de Catanduva-SP, sendo um dos pioneiros da gastroenterologia na cidade. Com o passar dos anos o Dr. Sidney continuou se aperfeiçoando, participando de congressos, cursos de especialização e aprendendo sobre as inovadoras técnicas cirúrgicas, ganhando assim a confiança dos pacientes.




A cirurgia laparoscópica surgiu ano de 1902 como ferramenta de diagnóstico. Cerca de 80 anos mais tarde começou a ser utilizada com caráter cirúrgico inicialmente apenas em procedimentos ginecológicos. Em 1985, um cirurgião alemão chamado Erich Mühe, retirou pela primeira vez a vesícula de um paciente por laparoscopia, ou seja, sem grandes cortes no abdômen. Isso foi um divisor de águas para o início de um novo conceito cirúrgico conhecido como cirurgia não aberta ou menos agressiva. Ao invés de cortar, são feitos de cinco a seis pequenos furos por onde o procedimento será realizado.

A partir dessa data um novo conceito cirúrgico, menos invasivo e agressivo, começou a ser difundido. O Dr. Sidney se capacitou para realizar o primeiro procedimento laparoscópico na cidade, em 1991. Em 1992, realizou a primeira cirurgia de hérnia por vídeo de Catanduva.

No começo dos anos 2000, além do atendimento de pacientes como gastroenterologista, o Dr. Sidney atuou como cirurgião em procedimentos de vesícula, hérnia e esôfago, acompanhando a medicina mundial e as novas técnicas cirúrgicas. A cirurgia bariátrica como tratamento contra a obesidade também passou a ser realizada, de forma “aberta”, pelo cirurgião.

A partir de 2007, a cirurgia laparoscópica começou a ser difundida também em procedimentos metabólicos e bariátricos, facilitando o tratamento da obesidade, que se tornou um problema de saúde a nível mundial, e logo foi integrada aos tratamentos da Clínica.

Em 2009, o Doutor Bruno Ziade Gil se uniu a seu pai, Dr. Sidney Gil, após ter se formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP) e se especializado em Cirurgia Geral no Hospital São Domingos, em Catanduva – SP, e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital Beneficência Portuguesa , em São Paulo. Juntos fundaram a Clínica Cirúrgica Gil em Catanduva/ SP, realizando, além das cirurgias já citadas, procedimentos de intestino e cólon.




Desde então, ao longo de mais de 10 anos de existência, a Clínica Gil se aprimorou, e hoje é especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Bariátrica (Obesidade Mórbida); realizando a terapia psicológica, com a Dra. Anelise Appendino Teles, e nutricional de apoio ao paciente obeso, com a Dra. Regina Sgarbi Frezarin.

As principais doenças tratadas na clínica envolvem doenças do esôfago e estômago, doenças do pâncreas, doenças do fígado e vias biliares (vesícula biliar), doenças dos intestinos (delgado e grosso) e hérnias da parede abdominal.

A equipe da Clínica Cirúrgica Gil é formada por profissionais humanizados, que se dedicam inteiramente e de forma única a cada paciente, e dispensam cuidado dedicação e paixão pela profissão. Além disso, mantêm atualização constante por meio de participação ativa de cursos e congressos no país e no exterior e com publicações em periódicos nacionais e internacionais.

A Clínica está localizada na Rua Pará, nº 1324, no Centro de Catanduva/SP, e atende de segunda a sexta-feira. Os Doutores Sidney e Bruno Gil agradecem aos pacientes de Catanduva e região pela confiança depositada nestes anos, e esperam continuar servindo e promovendo a saúde da população como um todo.

40 visualizações0 comentário
bottom of page