top of page

Você mantém uma boa prática alimentar?

A carga de trabalho, estudos e outros compromissos muitas vezes fazem com que nossa alimentação fique em segundo plano e tudo isso acaba acarretando diversos males à saúde. Boas práticas alimentares fazem toda a diferença para prevenir a obesidade e outras doenças relacionadas. Alguns pontos práticos importantes devem ser considerados para uma alimentação mais balanceada:

• Menos de 30% do consumo diário de calorias deve proceder de gorduras. Já os açúcares devem corresponder a menos de 10%, enquanto o sal menos de 5g.

• As verduras e legumes devem ser incluídos nas refeições de modo a variar os pratos e deixa-los mais coloridos. Cinco porções, ou ao menos 400g de frutas e vegetais por dia, reduzem o risco de doenças relacionadas à má alimentação.

• No preparo das refeições outras práticas podem auxiliar para uma alimentação mais equilibrada, como por exemplo, os alimentos com maior teor de gordura podem ser cozidos ou assados ao invés de fritos. Já os laticínios devem ser incluídos na alimentação de forma moderada, pois são importante fonte de cálcio.

• Os exercícios físicos, por sua vez, possuem um papel fundamental para auxiliarem na queima de calorias e devem ser aliados do dia a dia, todavia é importante se hidratar e procurar praticar essas atividades em horários mais frescos principalmente nos dias mais quentes.


Fonte: OPAS Brasil (Organização Pan-Americana da Saúde) – ONU.

25 visualizações0 comentário
bottom of page