Quais os riscos da cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica, conhecida como “cirurgia de obesidade” ou “cirurgia de redução de estômago", trata a obesidade e doenças metabólicas através da mudança na anatomia do estômago e/ou do intestino.

O procedimento ficou muito conhecido devido aos resultados surpreendentes no tratamento da obesidade e pelos efeitos metabólicos sobre o controle de muitos problemas de saúde. Um dos efeitos da diminuição do tamanho do estômago com a cirurgia é a redução na produção de um hormônio chamado grelinal. Esse hormônio é um dos responsáveis pela sensação de fome e, com a sua redução, as pessoas sentem menos fome e, consequentemente, perdem peso.

No entanto, a cirurgia bariátrica é muito mais do que isso, pois se trata de um procedimento complexo e revolucionário no tratamento da obesidade. Porém surgem muitas dúvidas a respeito dos riscos de se fazer a cirurgia bariátrica, e sobre eles que vamos falar abaixo.

Quais são os Riscos da Cirurgia?

Por se tratar de procedimento realizado de forma minimamente invasiva por videolaparoscopia e com a utilização de novos recursos anestésicos, os riscos de uma cirurgia bariátrica são considerados baixos, quando comparados a outros procedimentos de mesma complexidade. A taxa de complicações semelhante à de uma cesárea ou uma cirurgia de vesícula, que é de menos de 0,5%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (SBCBM). (Fonte: https://bit.ly/2PWSkPu)

No entanto, como em qualquer procedimento os riscos existem e precisam ser mitigados.

Por isso é fundamental buscar um médico ou clínica habilitada, preferencialmente um membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) com experiência comprovada em procedimentos bariátricos, e apoiado por uma equipe multiprofissional completa, assim como um hospital de referência, com estrutura adequada para realizar a cirurgia.

A Clínica Gil possui profissionais qualificados, com anos de experiência em procedimentos bariátricos, além de terapia psicológica e nutricional de apoio ao paciente obeso.

Estamos localizados na Rua Pará, 1324 - Centro, Catanduva-SP.

Agende sua consulta: 📱(17) 3522-1369