top of page

O que você precisa saber antes de fazer uma endoscopia?

Antes de qualquer coisa, a endoscopia é um exame seguro, que auxilia no diagnóstico de doenças do sistema digestório.



Para que serve a endoscopia: identificar sinais de uma série de doenças como gastrites, esofagites e refluxo, além de ajudar no diagnóstico de doenças mais graves, como hérnia de hiato e câncer de estômago.


Quando e quem deve fazer endoscopia: indivíduos com queixas como azia, queimação, falta de apetite, sensação de estufamento e perda de peso que persistem por mais de uma semana podem ter indicação para fazer o exame pelo especialista.


Contraindicações: apesar de seguro, alguns pacientes demandam maior atenção, como:

  • Aqueles que têm problemas neurológicos, respiratórios ou cardíacos graves.

  • Gestantes: nesse caso, o médico irá avaliar se os benefícios compensam os riscos, pois os sedativos podem interferir na formação do feto.

Qual é o preparo para fazer endoscopia?

  • O paciente deve estar em jejum de 8 a 12 horas, e consumir no dia anterior somente alimentos leves, de rápida digestão, preferencialmente líquidos ou pastosos, como sopas e caldos.

  • Lembre-se de pedir a alguém maior de 18 anos que o acompanhe, pois não é permitido fazer o exame sozinho.

  • Logo antes do procedimento é fornecida uma solução com medicamento para eliminar gases e bolhas que podem atrapalhar o procedimento. Já na maca, é colocada uma espécie de máscara que mantém a boca do paciente aberta para que o procedimento possa ser realizado.


Como é feita a endoscopia

Uma sedação de efeito pontual é administrada na veia (efeito de cerca de 15 minutos). Durante todo o período, a oxigenação e a frequência cardíaca são monitoradas.


Após a anestesia, o médico endoscopista introduz o endoscópio, um tubo flexível com uma câmera e iluminação na ponta, pela garganta. O especialista analisa as condições dos tecidos, tira fotos para análise posterior e pode inclusive remover, com o próprio endoscópio, pólipos ou material para biópsia, caso note algo que mereça investigação.


Como é o pós da endoscopia

Como o paciente é sedado pode sentir-se "zonzo" horas após o exame. Por isso é encaminhado para uma sala até que o efeito mais intenso passe, o que leva geralmente alguns minutos. O efeito pode se estender até o fim do dia de forma mais branda. É recomendado que o paciente vá para casa com um acompanhante e evite atividades muito pesadas neste dia. Também é normal sentir um leve desconforto na garganta após o exame.

Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas se recomenda não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.



Fonte: Site Dr.Drauzio Varella

21 visualizações0 comentário
bottom of page