Mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é uma opção de tratamento para o controle da obesidade, sendo indicada quando o peso corporal oferece risco para a saúde ou a vida do paciente. O procedimento é eficaz e seguro, permitindo uma resposta rápida do organismo para reduzir o excesso de gordura. Mas a cirurgia ainda é cercada de mitos; veja algumas dúvidas frequentes:

Qualquer pessoa acima do peso pode fazer a cirurgia bariátrica? MITO. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a cirurgia bariátrica para pacientes com IMC (índice de massa corporal) acima de 35 kg/m² e com problemas como hipertensão, diabetes, apneia do sono e outros. Também indica para aqueles com IMC acima de 40 kg/m² que não tenham alcançado bons resultados no tratamento clínico.

A pessoa emagrece porque come menos após a cirurgia? MITO. A quantidade de alimento ingerido depois da cirurgia de fato será menor, mas o procedimento também atua sobre os hormônios que estimulam o apetite, provocando mudanças na fisiologia do paciente e diminuindo seu desejo alimentar.

O paciente pode voltar a engordar após a cirurgia bariátrica? VERDADE. A cirurgia bariátrica estimula a perda de peso, mas a mudança de mentalidade e hábitos do paciente é fundamental. Essa mudança deve incluir uma alimentação mais saudável, reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos regulares.

Quanto tempo após a cirurgia ocorre a perda de peso mais significativa? Nos 6 primeiros meses após a realização da cirurgia bariátrica o metabolismo do paciente queima muito mais gordura, por isso, existe uma grande perda de peso durante esse período. No entanto o emagrecimento total acontece em até dois anos, daí a necessidade de continuar seguindo as recomendações do especialista para atingir os resultados esperados. Fonte: https://profluizcarneiro.com.br/cirurgia-bariatrica-mitos-e-verdades/

28 visualizações

© 2020 by Dias