Dispepsia: o que é? Quais os sintomas?

Atualizado: 21 de abr. de 2020

A dispepsia é definida como um distúrbio da digestão caracterizado por um conjunto de sintomas como dor, queimação ou desconforto na região superior do abdômen. Tais sintomas podem estar associados à saciedade precoce (quando se come pouco e se sente satisfeito rapidamente), empachamento (quando o alimento parece ficar no estômago por mais tempo), náuseas, vômitos, sensação de distensão abdominal, cujo aparecimento ou piora pode ou não estar relacionado à alimentação ou ao estresse.

O aparecimento da dispepsia ou sintomas dispépticos pode estar associado a vários distúrbios do trato gastrointestinal superior, em particular as que afetam estômago e duodeno, como doença ulcerosa péptica, doença do refluxo gastrointestinal, gastrites, neoplasias do trato gastrointestinal superior, doença do trato biliar e dispepsia funcional.

Diagnóstico

O diagnóstico se baseia no histórico clínico, queixas dos pacientes e duração dos sintomas. Quando os sintomas persistem por tempo prolongado, podem ser recomendados exames complementares, como a endoscopia digestiva alta (EDA), exame parasitológico de fezes e ultrassonografias.

Tratamento

Apenas seu médico é capaz de determinar qual a melhor abordagem terapêutica da dispepsia. O tratamento deve ser erradicar a causa e aliviar os sintomas dispépticos, impactando diretamente na melhora da qualidade de vida do paciente.

Boa parte dos pacientes com dispepsia obtém alívio dos seus sintomas com simples mudança no estilo de vida e com adoção de hábitos saudáveis em seu cotidiano, como alimentação adequada e atividade física regular.

O tratamento pode envolver administração de medicamentos de diversas classes, após avaliação médica: antissecretores, como omeprazol; procinéticos e, até mesmo, o uso de antidepressivos em casos bem selecionados.

Só quem sofre de dispepsia sabe o desconforto que esse problema traz para o dia a dia. Geralmente (e erroneamente) pode ser confundida com má digestão ou gastrite.

Somente um médico é capaz de diferenciar a dispepsia funcional (condição sempre benigna) de uma doença orgânica (úlceras, tumoresoucálculos biliares).

Por isso, conte sempre com os profissionais da Clínica Cirúrgica Gil, localizada na Rua Pará, 1324 - Centro, Catanduva-SP. 📱(17) 3522-1369

Médicos: Dr. Bruno Ziade Gil CRM 111899 e Dr. Sidney Moreno Gil CRM 15474

Fontes:

Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (http://www.sbmdn.org.br/dispepsia/)

Hospital 9 de Julho (https://bit.ly/2VIPDVR)

UNASUS (https://bit.ly/32ZVpEl)