Dia Mundial da Saúde Digestiva - Tema 2020: o microbioma intestinal

A Organização Mundial de Gastroenterologia selecionou o Microbioma Intestinal como o foco do Campanha do Dia Mundial da Saúde Digestiva 2020, celebrado dia 29 de maio. O termo microbiota intestinal refere-se à população de micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, que habita todo o trato gastrointestinal, e tem como funções manter a integridade da mucosa e controlar a proliferação de bactérias patogênicas – isto é, consideradas perigosas.


Nosso microbioma intestinal contém dezenas de trilhões de microorganismos e mais de 1.000 espécies conhecidas de bactérias, das quais têm muitas funções importantes no corpo humano. Estudos publicados nos últimos dez anos demonstraram que o microbiota intestinal está associado à promoção da saúde e a diversas doenças gastrointestinais e de outros órgãos.


A existência destas bactérias amigas tanto nos protege do ataque de microorganismos maléficos, quanto nos ajuda a digerir e absorver nutrientes complexos. Os microbiomas diferem imensamente de pessoa para pessoa, dependendo de dieta, estilo de vida e outros fatores. E eles influenciam tudo: saúde, apetite, peso e humor. Mas, embora seja uma das partes mais pesquisadas do corpo, ainda há um longo caminho a ser percorrido para se entender o intestino.

Ao aumentar a conscientização em todo o mundo sobre o papel que o microbioma intestinal pode ter no diagnóstico e como ele pode ser modulado para tratar doenças e aliviar sintomas, podemos afetar a saúde geral do ser humano, em particular entre os países de baixa e média renda.


Acesse https://www.worldgastroenterology.org/wgo-foundation/wdhd/wdhd-2020/message-from-the-co-chairs e saiba mais sobre a Campanha da WGO.


Uma de nossas atricuições é manter e promover a saúde digestiva da população! Entre em contato e agende sua consulta:

📱 (17) 3522-1369

Estamos localizados na Rua Pará, 1324 - Centro, Catanduva-SP.

6 visualizações

© 2020 by Dias