Câncer de Intestino: como prevenir e diagnosticar a doença?

O câncer de intestino é um dos que mais atingem homens e mulheres no Brasil e no mundo, mas ele pode ser prevenido. Casos recentes de câncer de intestino entre famosos, como as cantoras Preta Gil e Simony, a o Rei Pelé, o ídolo do Vasco Roberto Dinamite aumentaram as buscas sobre a doença na internet. Vamos esclarecer alguns pontos sobre a doença:

O que é o câncer de intestino?

É um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, também chamado de cólon e reto. Ele quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino.

O que causa essa doença?

A maioria dos casos não tem causa conhecida. A doença ocorre mais em pessoas que:

• têm excesso de gordura corporal;

• consomem carnes vermelhas, como carne de vaca, porco e cordeiro, acima da quantidade recomendada, e carnes processadas, como bacon, presunto, mortadela, salame, peito de peru defumado, salsicha e linguiça;

• consomem produtos ultraprocessados;

• têm uma alimentação pobre em fibras;

• são fumantes e consomem bebida alcoólica.

A história pessoal ou familiar de pólipos, doenças inflamatórias intestinais ou câncer do intestino também aumenta as chances do aparecimento deste câncer.

Quais os principais sinais de alerta?

• Sangue nas fezes

• Mudança do hábito intestinal

• Dor ou desconforto abdominal

• Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas)

• Fraqueza e anemia

• Perda de peso sem causa aparente

• Massa (tumoração) abdominal

Como prevenir o câncer de intestino?

• Praticar atividade física

• Evitar o consumo de carne processada

• Limitar o consumo de carne vermelha a no máximo 500 gramas de carne cozida por semana

• Fazer dos alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e grãos, a base da alimentação

• Não fumar

• Evitar consumo de bebidas alcoólicas

Há também exames de rastreamento, como o de sangue oculto de fezes bienal, que podem ser feitos em pessoas entre 50 e 75 anos de idade, mesmo que não apresentem sintomas.

Como os exames de rastreamento ajudam a prevenir o câncer de intestino?

O exame de sangue oculto nas fezes pode identificar pequenos sangramentos nas fezes, invisíveis a olho nu, causados por pólipos e tumores de intestino. Se esse exame mostrar alteração, você será encaminhado para fazer uma colonoscopia, procedimento capaz de diagnosticar e mesmo tratar algumas lesões, evitando que elas se transformem em câncer.