Curiosidades sobre o Fígado!

O fígado é a maior glândula do corpo humano, exerce diversas funções e possui várias peculiaridades. Confira algumas delas:


- De acordo com uma pesquisa feita na Suíça, o fígado cresce em 50% durante as horas em que estamos acordados. Isso porque, durante o dia, sua atividade é bem maior do que à noite.




- O fígado pesa cerca de 1.500 gramas ( é o segundo maior órgão de todo o corpo).


- O fígado é um órgão multifuncional: produz proteínas essenciais, armazena a glicose retirada dos alimentos consumidos, forma a bile e metaboliza o colesterol, além de desintoxicar e purificar o organismo de bactérias e outras substâncias nocivas, como o próprio álcool.


- É capaz de se regenerar: o fígado pode reconstruir até 75% de tecidos perdidos. No entanto, a cada regeneração ele perde um pouco das suas capacidades.


- Fígado x bebidas alcoólicas: de acordo com um estudo da Royal College of Physicians, o órgão precisa de pelo menos três dias para se recuperar após o alto consumo de bebidas alcoólicas.


- O órgão não possui nervos, por isso a pessoa pode não sentir dor quando estiver com o fígado doente. Quando algo não está bem, a pessoa apresenta sintomas como barriga inchada, forte dor abdominal e ainda, um aspecto amarelado na cor da pele e dos olhos e urina mais escura.


- As doenças mais comuns relacionadas ao fígado são: cirrose, hepatites A, B e C e esteatose hepática.



Fonte: Estratégia Med


- O fígado é um órgão que sangra muito. Por minuto, cerca de 1,5 litros de sangue passam por ele. Isso ocorre porque o fígado possui duas veias (uma de entrada e outra de saída) e uma artéria. É nesse processo que diversos nutrientes e substâncias chegam ao órgão.

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo