top of page

Como o bem-estar mental do paciente influencia a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica vai além da remoção de parte do estômago; é tratamento completo e complexo que envolve equipe multidisciplinar e o envolvimento total de paciente e familiares do mesmo.




O seguro procedimento resulta em grande e rápida perda de peso, que em um primeiro momento pode elevar muito a autoestima do paciente, melhorando sua vida social e seus relacionamentos. Porém a possibilidade de reganho de peso é real, e mesmo que baixa, pode gerar impactos psicológicos no paciente, como distúrbios de autoimagem, transtornos alimentares, depressão e outros, ainda mais se não exisitir o acompanhamento profissional adequado.


Dada esta introdução, reforçamos que o acompanhamento psicológico é fundamental no tratamento do paciente que se submete a cirurgia bariátrica, tanto no pré quanto no pós-operatório. Esse apoio é o que garante o sustento emocional do paciente para que ele possa dar continuidade ao processo de mudança tão importante em sua nova vida. Entre os papeis principais desse acompanhamento médico estão:


  • Auxílio na compreensão do paciente em relação ao seu novo corpo (imagem), e na adaptação de novos e saudáveis hábitos alimentares e físicos.

  • Estímulo do amor-próprio e do cuidado autocuidado, incentivando o paciente a prosseguir com o tratamento multidisciplinar e seguir todas as orientações médicas.

  • Acompanhar a evolução do paciente e sua adaptação ao novo estilo de vida.

  • Ajudar o paciente na retomada de seus projetos de vida.

  • Auxiliar na administração do estresse diário e dos sintomas de ansiedade que ele pode promover.

Vale lembrar também da importância do comprometimento e disciplina do paciente em seguir as novas rotinas estabelecidas pela equipe médica, para que o procedimento seja de fato eficiente.

É fundamental realizar o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar e seguir as orientações dos especialistas. Conte com a Clínica Cirúrgica Gil!

🌐Clínica Cirúrgica Gil - Cirurgias do Aparelho Digestivo e Bariátrica

📱 Whatsapp: (17) 99683-8603 | 📞Telefone: (17) 3522-1369.

Estamos localizados na Rua Pará, 1324 - Centro, Catanduva-SP.

7 visualizações0 comentário
bottom of page