top of page

A preparação para a cirurgia bariátrica deve ser multidisciplinar

Como a obesidade é uma doença causada por diversos fatores, o processo para a realização da cirurgia bariátrica conta com um preparo multiprofissional. Por isso, é fundamental que o pré-operatório desse procedimento receba uma avaliação mais rigorosa.




Exames e avaliações o paciente deve realizar uma série de exames, como endoscopia digestiva, ultrassom abdominal e exames laboratoriais, além de passar em consulta com os profissionais obrigatórios: cirurgião, cardiologista, psiquiatra, psicólogo e nutricionista.


O paciente deve fazer consultas e exames laboratoriais periódicos no pós-operatório, conforme o tipo de cirurgia e as rotinas estabelecidas pela equipe responsável. Em caso de comorbidades, elas devem ser acompanhadas por profissionais especialistas nessas doenças.




Solicita-se ao paciente que se esforce para perder um pouco de peso antes da cirurgia, pois alguns quilos a menos podem oferecer melhores condições à anestesia geral e à operação.

Nessa fase, também é obrigatório o preenchimento do documento Consentimento Informado, no qual o paciente reconhece estar devidamente informado sobre os benefícios e riscos da cirurgia.

3 visualizações0 comentário
bottom of page